sábado, 6 de junho de 2009

Deuses africanos inspiram verão 2010

Iansã, Iemanjá, Oxossi, Oxum e Oxumaré são os orixás que norteiam as criações de Adriane Maia, Audrey Cardoso, Carlos Lanna, Lúcia da Silva e Marcos Pareto, estudantes do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá.

A inspiração dos estilistas vem dos deuses do candomblé, uma herança africana trazida pelos escravos para o Brasil. Todas as criações abrem espaço para a cultura popular de raiz no verão 2010.

Nesse ensaio, cada estilista se baseou em um orixá para desenvolver seu look, colocando a cor, a essência e os aspectos comportamentais de cada um deles.

Os tons são alegres e vibrantes. Iemanjá vem de turquesa. Iansã traz consigo o vermelho. Oxum veste-se de amarelo e Oxumaré carrega a cor da terra. Oxossi, por sua vez, chega de marrom, verde e azul.

Sem deixar de ser feminina, Iansã representa a mulher guerreira, dona do tempo e das tempestades.







Protetora das águas doces, Oxum faz referência à mulher vaidosa, delicada e companheira.

A mulher inspirada em Oxossi é, assim como ele, caçadora, protetora das florestas, senhora da riqueza e da fartura.

Iemanjá, rainha do mar, é a mãe que orienta e mostra os caminhos. Mas, espelho do mundo, também reflete todas as diferenças.
Ficha Técnica: Fotografia: Elvis Marques e Gustavo Melo Texto/Produção de Moda: Adriane Aparecida Maia Santos, Audrey Cristine Cardoso, Lúcia da Silva, Marcos da Silva Pantoja Pareto e Michelle Mendes Beleza: Caren Osório Modelo: Michelle Mendes Locação: Estúdio Estácio de Sá

Oxumaré representa a dualidade, transitando entre o masculino e o feminino. Como um deus, tem o privilégio de possuir o melhor de ambos os sexos. Consegue pensar como homem e agir como mulher. Por isso, o designer Carlos Lanna escolheu um transformista como modelo para esse ensaio.


Forte e sensual, Oxumaré está intimamente ligado à natureza. Representa o ciclo completo da vida. Traz consigo o elemento terra e todos os tons que nascem dela.


Ficha Técnica: Texto/Fotografia/Produção Executiva: Carlos de Oliveira Lanna Modelo: Léo Teixeira (Ayeska) Beleza: Léo Teixeira (Ayeska) Locação: Trilha Verde, Estrada dos Bandeirantes

Um comentário: