quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estudantes do Design de Moda entrevistam Marcelo Birni

Alunas: Quais são as marcas para as quais você já trabalhou?
Marcelo Birni:
Meu primeiro trabalho foi numa grife chamada DJ’s. Era uma marca com peças bem descoladas que surgiu no final dos anos 80. Trabalhei na Fourteen, Colcci e depois na DTA. Atualmente, presto serviços de estilo e consultoria para quatro marcas: Olium, Lei Básica, Ellus e Vide Bula.

Alunas: Como surgiu o seu interesse pela moda?
Marcelo Birni:
Foi exatamente o poder que a moda exerce sobre o indivíduo. Embora passe despercebido, a moda tem um papel de grande importância na sociedade. A roupa acaba funcionando como uma linguagem urbana. É uma maneira que cada pessoa tem de se inserir em grupos ou se comunicar com o mundo através de seu visual.

Alunas: Qual é a sua maior fonte de inspiração?
Marcelo Birni:
É a arte e as ruas. A arte por ser um universo muito rico em temas, cores e abordagens. A rua porque é onde você vê como as pessoas se vestem e se diferenciam das demais. Moda de rua é comportamento e atitude. É uma grande fonte de inspiração.

Alunas: O que um estilista precisa para se destacar na profissão?
Marcelo Birni:
Acima de tudo profissionalismo, determinação e saber traçar coleções que falem de tendências. Mas que, ao mesmo tempo, sejam viáveis e comerciais.

Alunas: O que você faz ou gostaria de fazer em prol da moda ecologicamente correta?
Marcelo Birni:
Hoje, as próprias tecelagens oferecem grande leque de tecidos ecologicamente corretos. Esta preocupação com o meio ambiente é uma responsabilidade que todos devemos ter, principalmente as pessoas que trabalham com moda e comunicação. Tenho cada vez mais abordado este assunto nas coleções onde atuo, seja como tema ou com o uso de matéria prima ecologicamente correta.
Ficha Técnica: Fotografia: Helena Sampaio e Leonardo Carlos Tratamento de Imagem: Thiane Rodrigues Entrevista/Produção de Moda/Produção Executiva: Ana Maria Cardinali Costa, Flavia Aparecida de Moura, Luiza Bittencourt Guimarães e Renata Viana Modelos: Ana Maria Cardinali Costa e Barbara Ribeiro Beleza: Elenice Almeida Iluminação: Felipe Ferreira Agradecimentos: Jóia Urbana (Beth Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário