quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dica do estilista

PERSONAL STYLIST
O personal stylist é o profissional responsável por ligar a moda e o estilo de cada pessoa ao seu padrão constitucicional ou biótipo.
Ao fazer essa relação, o estilista torna-se mais capacitado a valorizar, destacar ou iluminar aquilo que seu cliente tem de mais bonito no corpo.
Nessa matéria, Jenifer Barros, Lorena Dutra e Lucas Parreiras, alunos do curso de Design de Moda, dão dicas que vão ajudar você a descobrir qual é o seu biótipo ou biotipo e quais são os acessórios e as peças de roupas que lhe caem melhor.

O biótipo longilíneo diz respeito à mulher acima de 1,70 m, que tem quadris mais estreitos, pouco busto e é magra. Com esse padrão constitucional, a pessoa deve escolher casacos mais compridos, roupas que valorizam os seios e dão pouco volume nas ancas.
As mulheres que têm esse biótipo podem optar por linhas horizontais, godês, saias de tecidos mais incorpados, calças não muito largas (para não aumentar a impressão de magreza) e saltos mais baixos. Jenifer, Lorena e Lucas mostram na imagem acima um trench coat com gola que aumenta o volume na região do colo e a calça na numeração exata.

O biótipo mignon tem estatura menor que 1,60, possui pouco busco e é magra. Por isso, os alunos sugerem peças que estejam certas ao corpo, meias e boleros. Mulheres com esse biótipo devem evitar roupas que possam infantilizá-la.
Peças com franzidos, babados ou muito grandes não são recomendadas. É preciso estar sempre atenta às proporções. Esse exemplo mostra bem isso. A meia é uma dica para alongar a pessoa e o salto alto não deve faltar.

O mulher de biótipo redondo ou oval costuma ter barriga proeminente, volume nos quadris, na cintura e no busto. Nesse caso, é preciso criar linhas que alonguem o corpo. A dica é usar vestidos não muito justos (nem largos demais) e chamar a atenção para os ombros, pescoço e rosto.
Nessa produção, os estudantes trazem para você um modelo de vestido solto, tipo linha “A” , meia e um brinco bem grande para iluminar a parte superior do corpo.

O biótipo triangular é a constituição física encontrada na maioria das brasileiras: ombros estreitos, pouco busto, coxas volumosas e quadris largos. Por isso, a dica de Jenifer, Lorena e Lucas é buscar o equilíbrio das proporções, aumentando o volume dos ombros e disfarçando a largura das coxas e do quadril.
Nesse caso, são indicadas peças não muito curtas, calças em tons escuros e na numeração certa.
É bem vindo o uso de ombreiras discretas, de golas e de mangas com volumes maiores. Detalhes no pescoço e acessórios mais chamativos são uma boa pedida. Aqui os alunos escolheram uma camisa em tecido leve, com ligeiro volume proporcionado pelos babados. A cor clara da peça contrasta com a calça discreta e escura.

A mulher que possui o biótipo retangular tem cintura pouco definida, poucas curvas, braços e pernas finos em relação ao corpo. Nesse biótipo, existe harmonia entre as medidas do ombro e dos quadris.
Assim, é indicado peças que dê uma falsa cintura, roupas acinturadas, estampas cromáticas e blusas com decote em “v” ou “u”. Nesse exemplo, os alunos trazem para você um vestido estampado, criando ilusão de cintura, com ligeiro volume na parte inferior e um bolero que disfarça a largura dos ombros.

Ficha Técnica: Fotografia: Helena Sampaio e Thiago Fonseca Tratamento de Imagem: Thiane Rodrigues Produção de Moda/Produção Executiva: Jenifer Fernandes Barros, Lorena Mendes Dutra e Lucas Alberto Morais Parreiras Beleza: Jenifer Fernandes Barros Modelo: Mapira Barros Locação: Estúdio Estácio de Sá Agradecimentos: Acci Proteção Veicular e Lucas Alberto Morais Parreiras

5 comentários:

  1. Otimas Dicas.
    Dicas que valem muito.
    Otimo Trabalho Jenifer.
    Trabalho muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe, o trabalho ficou exepcional, parabenizo em especial a produtora Jenifer Fernandes e a top model Mapira!!!
    Vocês são lindas, são D+!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tento te encontrar
    Tanto pra dizer
    meu Amor td bem ?

    Sorte de nós dois
    Quero te fazer feliz
    Meu Amor sempre quis.

    E mesmo sem te ver
    Não chegou ao fim
    Seu amor td em mim.

    ResponderExcluir